Eu selecionei a casa da cascata dentre suas obras, pois é um dos marcos principais da arquitetura do século XX.
Situada em Bear Run, Pensilvânia (Estados Unidos), a Casa da Cascata foi construída entre 1935 e 1939 como casa de campo para Edgar Kaufmann, dono de uns grandes armazéns em Pittsburgh. Hoje em dia Fallingwater(nome em inglês da casa) é um monumento nacional nos Estados Unidos que funciona como museu e pertence ao Western Pennsylvania Conservancy.
Fallingwater segue os princípios da “arquitetura orgânica” enfatizados por Wright. Tanto é assim que a estrutura da casa são as próprias rochas do local, alguma delas chegando a exceder a largura do primeiro andar.
A casa, de dois andares, estende-se horizontalmente com proeminentes terraços. Possui janelas que se estendem verticalmente e que passam de um andar para outro, possibilitando uma maior iluminação na parte interna.
Quando Edgar Kaufmann anunciou a sua visita a Taliesin (estúdio do arquitecto), Wright sentou-se e desenhou o primeiro esboço da casa e os planos de construção em poucas horas. Wright comentou a Kaufmann que a casa foi “desenhada para a musica da cascata… para quem gosta de a ouvir”.
E o projeto foi tão bem articulado e posicionado, que o som relaxante da cascata consegue ser percebido de qualquer ambiente.
tao moderna e ja e museu que vergonha
ResponderExcluirO autor pode se identifucar com o nome e sobrenome, por favor :) preciso usar essa pagina como referência bibliografica, obrigada!
ResponderExcluir